CODES Consultoria

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Usando a inovação para expandir seus negócios

A exploração bem-sucedida de novas ideias é crucial para que uma empresa seja capaz de melhorar os seus processos, trazer ao mercado produtos e serviços novos e melhorados, aumentar a sua eficiência e, o mais importante, melhorar o seu desempenho.

Os mercados – sejam locais, regionais, nacionais ou globais – estão se tornando altamente competitivos. A concorrência aumentou devido ao maior acesso às novas tecnologias e ao crescimento das oportunidades de negócios e de compartilhamento de conhecimentos disponíveis na Internet.

Veja como tornar a inovação um processo fundamental e as diferentes abordagens que podem ser adotadas. Aqui estão apresentados alguns conselhos sobre como planejar a inovação e criar o ambiente de negócios adequado para desenvolver suas ideias. Também estão destacados os meios de apoio disponíveis para empresas inovadoras.

  • Análise de inovação
  • Abordagens para inovação
  • Promoção da inovação
  • Passos para promover a inovação
  • Financiamento da inovação

Análise de inovação

É importante ter clareza sobre a diferença entre invenção e inovação. A invenção designa uma nova ideia. Inovação é a aplicação comercial e a exploração bem sucedida da ideia.

Basicamente, inovação significa introduzir algo novo no seu negócio. Poderia ser:

  • melhorar ou substituir processos de negócios para aumentar a eficiência e a produtividade, ou para permitir que a empresa amplie a gama ou a qualidade dos produtos e/ou serviços existentes
  • o desenvolvimento de produtos e serviços inteiramente novos ou significativamente melhorados – muitas vezes para atender às rápidas mudanças nas demandas ou necessidades dos clientes ou consumidores
  • agregar valor aos produtos, serviços ou processos existentes para distinguir a empresa dos concorrentes e aumentar o valor percebido pelos clientes e mercados

A inovação pode referir-se a um único grande avanço – por exemplo, um produto ou serviço completamente novo. No entanto, também pode ser uma série de mudanças pequenas e incrementais.

Qualquer que seja a sua forma, a inovação é um processo criativo. As ideias podem vir de:

  • dentro da empresa, por exemplo, funcionários, gerentes ou trabalho interno de pesquisa e desenvolvimento
  • fora da empresa, por exemplo, fornecedores, clientes, universidades, startups ou reportagens da mídia e pesquisas de mercado publicadas por outra organização ou outras fontes de novas tecnologias

O sucesso vem de filtrar essas ideias, identificar sobre quais delas o negócio irá focar e aplicar recursos para explorá-las.

A introdução da inovação na empresa pode ajudá-la a:

  • melhorar a produtividade
  • reduzir os custos
  • tornar-se mais competitivo
  • estabelecer o valor da sua marca
  • estabelecer novas parcerias e relacionamentos
  • aumentar o volume de negócios e melhorar a rentabilidade

As empresas que não inovam correm o risco de:

  • perder sua participação no mercado para concorrentes
  • ver sua produtividade e eficiência cair
  • perder seu pessoal-chave
  • experimentar uma redução regular nas margens e lucros
  • precisar fechar seus negócios

Abordagens para inovação como um processo

A inovação no seu negócio pode significar a introdução de produtos, serviços ou processos novos ou melhorados ou ainda melhoria nas ações de marketing ou de gestão da empresa.

Analise o mercado

Não faz sentido considerar a inovação isoladamente. Para impulsionar seu negócio, estude seu mercado e entenda como a inovação pode agregar valor para seus clientes. 

Identifique oportunidades de inovação

Você pode identificar oportunidades de inovação adaptando seu produto ou serviço às mudanças do seu mercado. Em um exemplo simples: se você é um fabricante de hambúrgueres especializados, pode considerar reduzir o teor de gordura dos seus hambúrgueres para atrair consumidores preocupados com a saúde.

Você também pode expandir seus negócios identificando um produto completamente novo. Por exemplo, você poderia começar a produzir hambúrgueres veganos, além dos tradicionais hambúrgueres de carne.

Você poderia inovar introduzindo novas tecnologias, novas técnicas ou novas práticas de trabalho – talvez usando processos mais eficientes para dar ao produto uma qualidade mais consistente ou com menor custo.

Se os estudos mostrarem que as pessoas têm menos tempo para ir às lojas, poderá reestruturar os seus processos de distribuição, oferecendo aos clientes um serviço de entrega em domicílio, talvez combinado com um sistema de encomendas online ou por telefone.

Se os produtos do seu principal concorrente têm a reputação de serem baratos e amigáveis, ao invés de tentar competir em preço, você poderia inovar remodelando seu marketing para enfatizar os diferenciais do seu produto ou serviço.

Planejamento de inovação

Algumas ideias inovadoras podem surgir espontaneamente. No entanto, o ideal é garantir que:

  • a inovação faça parte da sua estratégia de negócios
  • uma visão estratégica de como pretende que o seu negócio cresça – dedique parte do seu tempo a monitorar tendências no seu setor de atividade. Assim, poderá concentrar os seus esforços de inovação nas áreas mais importantes.

A inovação não só aumentará as chances de sobrevivência do seu negócio, mas também o ajudará a prosperar e a gerar maiores lucros. Existem muitas maneiras práticas de avaliar se suas ideias têm potencial de lucro:

1-Avalie a concorrência

Identifique quem são seus concorrentes e onde eles atuam. Use a Internet e fontes de publicidade para conhecer seus produtos, preços e cultura operacional. Isso pode lhe dar informações sobre seus argumentos de venda, bem como sobre quaisquer áreas que você possa explorar.

Por exemplo, se a concorrência enfatiza a relação custo-benefício, você pode querer enfatizar a qualidade do seu produto ou serviço. 

2-Estude tendências do mercado

Estar atento ao ambiente em que seu negócio atua vai te ajudar na hora de planejar. Você pode encontrar muitas informações sobre o seu setor em publicações especializadas, estudo de associações de classe e na internet.

3-Construa um relacionamento com seus clientes

Não basta saber quem são seus clientes. Você também precisa se comunicar de forma eficaz com eles. A comunicação envolve não apenas ouvir as suas necessidades, mas também observar ativamente o seu comportamento em relação aos produtos e serviços atuais, bem como gerar ideias sobre como você pode promover melhorias.

4-Envolva seus fornecedores e outros parceiros de negócios

Reunir seus recursos com seus fornecedores ou outros parceiros de negócios ajudará a gerar e desenvolver ideias criativas e gerar sinergias vantajosas para sua empresa. Parcerias potenciais também podem ser criadas através de oportunidades de networking.

A seguir, considere o que uma gestão estratégica focada em inovação pode significar para o seu negócio. Pergunte a si mesmo:

  • que impacto isso terá nos meus processos e práticas de negócios
  • que treinamento adicional pode ser necessário para a minha equipe
  • quais recursos adicionais vou precisar
  • como vou financiar o trabalho

Finalmente, você deve incluir sua visão em seu plano de negócios:

  • declarar os seus objetivos, tanto a curto como a médio e a longo prazo, e detalhar como pretende alcançá-los
  • vincular objetivos financeiros a metas, por exemplo, alcançar um volume de negócios específico até uma data definida
  • revisar periodicamente seu plano

Incentive a inovação em seu negócio

Há um grande número de fontes que você pode usar para ajudar a gerar novas ideias para o negócio.

Fornecedores, parceiros de negócios e relacionamentos em redes de negócios podem trazer contribuições valiosas para o processo criativo, bem como fornecer apoio e incentivo. Seus funcionários também são um ativo vital na geração de ideias inovadoras.

Para tirar o máximo proveito dessas pessoas, é necessário criar um ambiente inovador e incentivar o pensamento criativo.

Passos para promover a inovação

Certifique-se de ter processos e eventos para capturar ideias. Por exemplo, você pode montar caixas de sugestões no local de trabalho ou realizar workshops regulares ou dias fora da empresa para debater ideias.

Crie uma atmosfera de apoio onde as pessoas se sintam livres para expressar as suas ideias sem correrem o risco de serem criticadas ou ridicularizadas.

Incentive a assunção de riscos e a experimentação, não penalize as pessoas que tentam novas ideias e fracassam.

Promova a abertura entre pessoas e equipes. Boas ideias e conhecimentos localizados em uma parte do seu negócio devem ser compartilhados com outras pessoas. Trabalho em equipe, boletins informativos e intranets são recursos que podem ajudar seu pessoal a compartilhar informações e incentivar a inovação.

Enfatize que as pessoas em todos os níveis da empresa compartilham a responsabilidade pela inovação, para que todos se sintam envolvidos no avanço da empresa. Quanto menos níveis de gestão ou tomada de decisão na sua organização, mais as pessoas sentirão que as suas ideias são importantes para o negócio.

Recompense a inovação e comemore o sucesso. Incentivos apropriados podem desempenhar um papel importante na motivação ao pessoal para pensar de forma criativa.

Procure imaginação e criatividade ao recrutar novos funcionários. Lembre-se de que os pensadores criativos nem sempre são aqueles com a lista de qualificações mais impressionante.

Financiamento da inovação

Existem várias formas de financiar o seu crescimento através da inovação, seja utilizando recursos próprios, seja buscando financiamento externo, seja ainda por meio do uso de incentivos fiscais previstos em legislação específica, tais como a Lei de TICs e a Lei do Bem. Nesse caso, a empresa poderá utilizar benefícios fiscais como a redução tributária ou créditos fiscais decorrentes de despesas realizadas em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Para mais informações sobre a utilização dos incentivos fiscais, consulte a CODES Consultoria, seu parceiro estratégico em Inovação e Incentivos Fiscais para P&D

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